NOSSA HISTÓRIA

Padre Justino Corstjens

A AÇÃO SOCIAL PAROQUIAL DE BARREIROS – ASB, entidade filantrópica, criada em 11 de fevereiro de 1961 pelo Pe. Justino Corstjens, recém empossado como Pároco da PARÓQUIA DOS SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA, tendo como interesse primordial o desenvolvimento da comunidade e a promoção de atividades de cunho formativo. Na primeira década foram iniciadas as atividades da creche, uma das primeiras em Barreiros, a fim de atender crianças em vulnerabilidade social da comunidade e da periferia.

A ASB é uma das mais antigas instituições de atendimento infantil da grande Florianópolis, criada com a missão de preparar pessoas para a “vida”, como também permitir às mães que possuíam filhos pequenos um local apropriado e seguro para poderem trabalhar e melhorar a renda familiar.

Nos últimos anos a instituição vem atuando com foco nas atividades educacionais e assistenciais e direciona suas ações no sentido de garantir os direitos fundamentais das pessoas por ela assistidas: crianças, adolescentes, adultos, gestantes e terceira idade.

Assim, com o aprimoramento das atividades sociais e capacitação do seu quadro de
colaboradores, a ASB vem intensificando não só a formação das crianças, mas também na
inclusão da alimentação de qualidade e a motivação social, cultural e profissional, buscando
o bem-estar das crianças e a qualificação dos jovens.

Também desenvolve ações e projetos que levam à promoção humana, à justiça e à igualdade social sem discriminação; colabora para a integração das pastorais, movimentos sociais e religiosos que atuam nas comunidades atendidas; realiza parcerias com o poder público e a iniciativa privada para a consecução de seus objetivos e incentiva a formação de grupos voluntários que visem: capacitação profissionalizante, inclusão social, integração e atendimento às pessoas da terceira idade.

Atualmente a Ação Social de Barreiros desenvolve parcerias com a Prefeitura Municipal de São José-SC, nas áreas da Educação e da Assistência Social e com o Mesa Brasil – SESC, que fornece alimentação complementar e de qualidade às crianças da unidade CEI Anjo da Guarda.

A Ação Social de Barreiros desenvolve suas atividades na área da educação infantil e de assistência social, em suas unidades.

DIRETORIA

Presidente: Pe. Sedemir Valmor de Melo